Lar Cidades Polícia Civil acaba com 15 grupos de “gambira” no Facebook; 15 foram indiciados
Cidades

Polícia Civil acaba com 15 grupos de “gambira” no Facebook; 15 foram indiciados

Após quatro meses de investigações, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) identificou 15 pessoas que mantinham páginas de “gambira” no Facebook. Além de indiciar todos eles, a polícia conseguiu fazer com que as 15 páginas que estavam sendo mantidas na internet apenas para aplicação de golpes fossem retiradas do ar.

Segundo a delegada Sabrina Lélis, titular da DERCC, através de páginas – intituladas na maioria como “Gambira dos Panos” -tinham mais de um milhão de seguidores na rede social, golpistas enganavam pessoas em diferentes cidades do Estado.

“Eles ofereciam, sem qualquer constrangimento ou temor das autoridades, desde cartões clonados até dinheiro e diplomas falsos. No curso das investigações, nós descobrimos também que uma página falsa, intitulada Ferrari Veículos, estava oferecendo e negociando veículos que sequer existiam”, revelou Sabrina.

Até agora, a Polícia Civil já identificou 20 vítimas, mas a suspeita é de que esse número seja bem maior. “Tenho certeza que com a divulgação dessa operação pela imprensa, outras vítimas virão nos procurar”, pontuou a delegada.

Durante o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (16), a delegada acabou autuando em flagrante dois dos investigados que mantinham, em casas, uma espingarda e uma pistola, ambas sem registro. Além do estelionato, crime em que os outros 13 investigados serão indiciados, estes dois homens, que não tiveram os nomes divulgados, responderão, também, pela posse ilegal de arma de fogo.

Além da identificação e indiciamento dos administradores das páginas, concluiu a titular da DERCC, o mais importante na operação foi conseguir, via judicial, junto ao Facebook, a retirada de todos os 15 perfis do ar. A orientação da delegada é para que o consumidor jamais compre qualquer produto sem vê-lo e, nos casos de veículos, conferir toda a documentação.

(Foto: Divulgação/PC)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cidades

Unimed Goiânia terá que reembolsar paciente com câncer que teve que ir se tratar em outro estado

Determinação partiu do TJGO, após homem ter que ir para São Paulo...

Cidades

Artista visual que se projetou em Goiânia é destaque na Bienal de Veneza

A Redação Goiânia – Neste sábado (20/4) os holofotes da Bienal de Veneza...

Cidades

Três ruas do Jardim Goiás são interditadas para obras

TRÂNSITO | 17 de Abril de 2024 Três ruas do Jardim Goiás...